euamosaopedrodaserra.com.br

ELEIÇÃO AMA LUMIAR – BIÊNIO 2024/2025.

CHAPA 01 – JUNTOS POR LUMIAR É ELEITA PARA A NOVA DIRETORIA DA AMA LUMIAR COM MAIS DE 75% DOS 1.099 VOTOS VÁLIDOS DEPOSITADOS PELOS ASSOCIADOS NO ÚLTIMO DOMINGO, 1º.

Nesse domingo muito chuvoso, 1º de outubro, além de Nova Friburgo ir às urnas para eleger os novos Conselheiros Tutelares; no 5º distrito de Lumiar houve também a eleição da AMA LUMIAR – Associação dos Moradores e Amigos de Lumiar na Ação Rural que apurou em votos a nova diretoria da associação que consagrou a Chapa 01, opositora da atual, vencedora.

O pleito em Lumiar movimentou toda redondeza, pois Lumiar e o vizinho 7º distrito de São Pedro da Serra formavam um só distrito até 36 anos atrás, e embora quase quatro décadas de emancipação dos vilarejos em distritos diferentes a proximidade de ambos é ainda forte e muitas pessoas próximas se casam, o que aumenta a familiaridade de todos.

Pelos últimos anos as associações locais eram geridas por grupos mais inclinados politicamente à esquerda. Entretanto, a polarização política no espectro nacional, alcançou a localidade e um grupo oposto à direção das associações se reuniram e formaram chapas que se opuseram ao que discordavam, o início da mudança das direções das associações locais começou pelo distrito vizinho, São Pedro da Serra, já ao final do ano passado quando a Chapa 01, oposição ao grupo que direcionava a AMASPS, venceu.

Já a eleição em Lumiar teve um ápice que contribuiu e muito no alvoroço local para a eleição da AMA LUMIAR, uma visita conturbada pela região da Deputada Estadual Marina do MST no dia 12 de agosto na localidade convocada pelo Partido dos Trabalhadores – PT, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e por Comitês Populares de Luta de São Pedro da Serra e Lumiar e pelo Comitê pela Democracia de Nova Friburgo.

Dois dias antes, o vereador da região, José Carlos, subiu à tribuna da Câmara Municipal de Nova Friburgo alertar que muitos da localidade não aceitariam a aproximação do grupo representado pela Deputada na região.

O assunto movimentou as redes sociais da região e culminou com a expulsão da Deputada Estadual e de todos seus apoiadores no dia marcado para que ela pudesse, segundo informações posteriores, apresentar duas cooperativas para administrar a produção dos produtores rurais locais, além de apresentar em Plenária Territorial, a atividade política desenvolvida pela parlamentar.

O tumulto foi tanto, que teve ecos no Congresso Nacional, no qual os Deputados Federais que têm vínculos em Nova Friburgo se pronunciaram.

Os grupos de comunicação em Lumiar viraram campos de batalha entre os apoiadores de cada lado. E com tudo isso a Eleição da AMA Lumiar foi palco de disputa entre correntes políticas divergentes.

Disputas políticas acirradas e problemas sobre o estatuto da AMA Lumiar e o cadastro dos associados foram assuntos que esquentaram ainda mais a disputa.

A antiga diretoria que já tinha o mandato vencido chegou a renunciar.

Foram marcadas duas Assembleias Gerais, uma para o dia 18 de setembro e logo em seguida outra para o dia 25 de setembro, que também gerou desentendimentos da antiga chapa que já tinha por vencido a cronograma eleitoral que começaria ainda dia 15 de junho, tendo o término dia 27 de agosto com a posse da nova diretoria e foi criada uma página no facebook denominada Comissão Lumiar para atualizar os interessados.

Nesse período a Diretoria que então ainda respondia pela associação renunciou e deixou o processo eleitoral. Os associados reunidos em um quinto convocaram outra Assembleia Geral para retomarem o processo, na qual leram as atas das Assembleias anteriores e anunciaram as novas chapas para a eleição, e marcaram a eleição para o dia primeiro de outubro.

 Após muitas manobras dos dois lados interessados, as chapas foram apresentas e a eleição aconteceu sagrando a Chapa 01 vencedora com 826 votos, correspondendo a mais de 75% do total dos 1.099 votos válidos, a apuração foi tranquila e bem organizada.

O interesse pelas associações locais tem crescido vertiginosamente na região, há dois anos, na eleição da chapa antiga foram 100 votos, o que apresenta um crescimento de mais de 90%.

A nova diretoria eleita divulgou no dia 02 uma carta e fotos por meio do facebook do Presidente eleito José Armando da Silva Schueller:

Carta de agradecimento aos Moradores e Amigos de Lumiar.

Queremos agradecer a Deus pela vitória, agradecer a todos os moradores e amigos que depositaram seu voto de confiança na CHAPA 1 – JUNTOS POR LUMIAR, podem ter certeza que faremos deste mandato, um mandato de Diálogo, Escuta e AÇÃO.

Agradecemos o apoio e dedicação do povo do 5° Distrito, que ao longo deste Pleito Eleitoral, se fizeram presente nas Reuniões e Assembleias, podem ter certeza que fez toda diferença.

Pedimos que neste novo tempo que há de vir, possamos estar unidos para buscar as benfeitorias que a nossa Região tanto necessita. E que o nosso maior objetivo seja ouvir as demandas e, através do diálogo, representar bem seus interesses. Lutemos juntos com todas as Associações da nossa Região por um povo de Paz e de muita Prosperidade.

JUNTOS POR LUMIAR!

Procurado pela reportagem a responder como foi o processo eleitoral, se a visita da Deputada Marina do MST teve interferência na eleição, como foi a formação da chapa, como foram os dias antecedentes, como foi o dia da eleição, como recebe o apoio da AMASPS, se tem interesses de ações conjuntas, de uma aproximação maior com a associação vizinha, como é o relacionamento da diretoria com o prefeito, se algum político parabenizou a eleição da chapa, o presidente eleito da nova diretoria José Armando preferiu não responder, informando que já enviou as informações para o momento ao encaminhar material já disponível à reportagem.

Marilda Brust, presidente da Chapa 02 se pronunciou também no dia 02 agradecimento em suas redes sociais:

“Venho agradecer as 273 pessoas que votaram na chapa 2 amar e cuidar lumiar o meu muito obrigada e vamos continuar exercendo os nossos papéis de cidadão e querendo o melhor para lumiar.”

Convidada a se pronunciar para a reportagem a senhora Marilda Brust, cabeça da Chapa 02 disse que a visita da Deputada Estadual no dia 12 de agosto que veio, segundo as informações da candidata vencida, prestar contas do trabalho e oferecer ajuda aos poucos agricultores da região, foi deturpada por parcela da sociedade que se aproveitou de pessoas que não tem muita informação e incutiu medo os moradores dizendo que ela viria tomar casas e terrenos, o que deixou a população revoltada e recebeu a deputada de maneira agressiva, com gritos, empurrões, ovos, e jatos de água, como todos viram.

Ainda informa que após a visita conturbada, a comunidade ficou muito preocupada e resolveu fazer uma Assembleia Geral para que toda a comunidade do 5º distrito pudesse votar, ignorando dessa forma a lista dos associados apresentada e que ainda usando a logomarca da AMA Lumiar fizeram uma convocação em massa para a alteração do estatuto, e decorrente dessa Assembleia ficou acertado que todos os moradores do distrito poderiam votar.

Lembrou também que no processo eleitoral conturbado tanto a Chapa 02, como a diretoria da AMA renunciaram.

Acrescenta ainda que durante o processo deu-se uma campanha dentro das igrejas, tanto a católica como as evangélicas e que diante tal situação, aos 45 minutos do segundo tempo, resolveu montar uma chapa, mesmo discordando da forma que se desenvolveu o processo eleitoral e que mesmo diante do pouco tempo disponível se dispôs a participar.

A chapa não teve tempo hábil nem para apresentar devidamente as propostas, afirmando que chegou a um certo ponto onde a disputa virou questão política entre os representantes da esquerda e da direita e reforça que a AMA Lumiar não deve apoiar partidos políticos e sim atuar no campo social e comunitário.

Marilda parabenizou a Comissão Eleitoral que conforme ela executou um excelente trabalho à sociedade e que fez tudo funcionar corretamente durante o dia da eleição.

Lembrou também que na eleição da AMA Lumiar em 2014 em que perdeu por 23 votos foi pessoa chave para que pudesse dar continuidade ao processo eleitoral para a continuidade da AMA Lumiar.

E que embora sabia das dificuldades e das problemáticas apresentadas ao longo do processo, se colocou mais uma vez disponível a fazer a parte dela contribuindo com a sociedade e com a democracia.

A associação do distrito vizinho se pronunciou dia 02, também em nota nas redes sociais:

Acionado pela reportagem para comentar a eleição da Nova Diretoria da Ama Lumiar, o Presidente da AMASPS – Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra, senhor Roberto Frez não vê muito uma problemática a questão política entre correntes da direita ou esquerda.

A população local de ambos distritos se distanciou das associações locais ao longo do tempo, e não dava a devida atenção às associações, entretanto, diante aos últimos acontecimentos na região, fez despertar a comunidade sobre a importância das associações e se movimentaram a disputar as associações. Os moradores nascidos e criados na região sentiram a necessidade de se fazerem representados diante à sociedade local. O presidente ainda observa que os distritos diante muitas similaridades são até complementares e precisam caminhar juntos no enfrentamento das dificuldades conjuntas. E que por pensarem de formas parecidas e terem proximidade diante a vivência local, poderão se fortalecer nas demandas diante a todas esferas governamentais em prol da coletividade. A AMASPS vê com bons olhos essa nova diretoria eleita por Lumiar, são pensamentos congruentes, e as demandas são próximas: dificuldade de locomoção urbana, pavimentação das estradas, iluminação pública, dificuldades na saúde como a falta de pronto atendimento na região, o turismo sustentável, a segurança, o saneamento básico, entre outras tantas demandas próximas. Informou Roberto também que em breve será marcada uma reunião entre as diretorias das associações, assim que a nova diretoria for empossada, para um intercâmbio informacional e levantamento das agendas com interesse do bem comum. A relação entre as duas associações acredita o atual dirigente da AMASPS estava um pouco distante devido às pessoas que encabeçavam a diretoria antiga da AMA Lumiar e não por questões apenas divergentes, mas principalmente pela pandemia que alcançou todos independente de vertente política. A aproximação das associações é vista como muito importante para a AMASPS, e que promete muitos frutos para a sociedade dos distritos. A expectativa com a AMA Lumiar é a melhor possível. No dia da eleição os presidentes eleitos se encontraram devido a eleição do Conselho Tutelar ter sido em Lumiar e puderam trocar algumas informações, antes mesmo do término da votação da AMA Lumiar que ocorria na Ação Rural de Lumiar. Quanto mais união, mais melhorias serão possíveis. O presidente da AMASPS conhece muitos membros da diretoria nova da AMA Lumiar há muito tempo e está disposto juntamente com a diretoria da AMASPS contribuir com o que for possível à nova diretoria da AMA Lumiar. Frez parabeniza toda a Nova Diretoria pelos votos expressivos e fica muito feliz em ver um processo democrático gerido de forma ampla e aberta pelo distrito vizinho. Após um processo democrático de escolha de representatividade do coletiva, todos saem ganhando.

Veja as composições das chapas concorrentes.

CHAPA 1: JUNTOS POR LUMIAR

DIRETORIA

Presidente: José Armando da Silva Schueller

Vice-presidente: Marcelo Gomes

1° secretário: Adelson Santos da Silva

2° secretário: Claudia de Azevedo

1° tesoureiro: Amanda Nunes do Couto Mozer

2° tesoureiro: Adriano da Silva Viana Filho

DIRETORES DE DEPARTAMENTO

Esporte e Lazer: Sebastião Carlos Ouverney Heringer

Social e Cultural: Erick Brust

Projetos: Sérgio Dutra Marçal

Comunicação: Sandra Cristina de Oliveira

Jurídico: Jorge Gonçalves da Silva

CONSELHO FISCAL

1° conselheiro: Elza da Paixão Viana

2° conselheiro: Maria Bercilia Mozer de Morais

3° conselheiro: Ana Carla Novaes

1° suplente: Carlos Klein da Costa

2° suplente: Menelau Barroso

3° suplente: Marcionirio Lourenzo Mozer

CHAPA 2: AMAR E CUIDAR LUMIAR

DIRETORIA

Presidente: Marilda Brust

Vice-presidente: Brenda Enyr Rodolfo

1° secretário: Marisa Cristina Guimaraes Rocha

2° secretário: Dara Nogueira Barroso

1° tesoureiro: Marcela da Rocha Klain Brust

2° tesoureiro: Eliana de Souza do Nascimento

DIRETORES DE DEPARTAMENTO

Esporte e Lazer: Rosangela Moreira

Social e Cultural: Charles Lopes L´Astorina de Andrade

Projetos: Helton de Souza Almeida

Comunicação: Clarice Rocha Goulart

Jurídico: Kedma Cecilia Queiroz Lima

CONSELHO FISCAL

1° conselheiro: Gabriela de Ataide Fonceca

2° conselheiro: Marcio Magalhaes Meireles

3° conselheiro: Orlando Schornbaum Côrtes Costa

1° suplente: Maiara Brust da Costa

2° suplente: Ronaldo Moreno de Melo

3° suplente: Nathalia Euclides Lima Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *