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CINEMA NA CASA DOS SABERES

CINEMA NA CASA DOS SABERES 14/03/2025

Nesta sexta-feira, dia 14 de março de 2025, o Cinema na Casa dos Saberes exibirá Os 80 Gigantes, sessão marcada pas ás 19h. OS 80 GIGANTESBRASIL|2024|75 min| Direção e Roteiro: Joana Nin Documentário que acompanha a trajetória da Cia.dos Ventos, grupo de teatro de bonecos gigantes fundada nos anos 2000 no Paraná. Durante uma década a companhia ocupou um galpão em São José dos Pinhais ,onde guardavam os bonecos, além de organizar um projeto social que fez a diferença para mais de 28 mil alunos. O projeto sofre com uma manobra política que os despeja do espaço. O filme mostra a luta para manter viva a arte bonequeira para reconstruir o mundo fantástico e mágico desse espetáculo teatral e artesanal.

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CINEMA SABERES 07/03/2025

Nesta sexta-feira, dia 07 de março de 2025, a Casa dos Saberes liga o projetor para exibir o filme “Chega de Fiu-fiu”, a partir das 19h. Especial Dia Internacional da Mulher. CHEGA DE FIU-FIUBRASIL|2018|Documentário Direção:Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão|79 minTaturana Mobilização SocialAtravés de imagens coletadas por câmeras escondidas, o dia a dia de três mulheres é retratado, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. As diretoras  procuraram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres?Por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público

CINEMA NA CASA DOS SABERES

CINEMA NA CASA DOS SABERES 07/02/2025

PROGRAMA:CASA DOS SABERESRua Rodrigues Alves, 455- São Pedro da Serra-Nova Friburgo/RJHORÁRIO:19 HORASENTRADA FRANCA CURADORIA E APRESENTAÇÃO DAS SESSÕES:Celina Sodré (Coordenadora do Instituto do Ator; Diretora do Studio Stanislavski; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense) SEXTA-FEIRA,21 de FEVEREIROELES NÃO USAM BLACK-TIEBRASIL|1981|120 min|Direção:Leon Hirszman| Roteiro:Leon Hirszman e Gianfrancesco Guarnieri; Elenco Principal: Gianfrancesco Guarnieri,Fernanda Montenegro,Francisco Milani,Bete Mendes,Carlos Alberto Riccelli,Milton Gonçalves.Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita em 1958, o filme tem como tema central conflitos e contradições da classe trabalhadora brasileira no final dos anos 1970 durante a ditadura militar, com preocupações e reflexões universais que justificam a atualidade do texto. CINEMA E TEATRO:APROXIMAÇÕESNo mês de fevereiro, o Lumière Cineclube exibirá três filmes que destacarão as aproximações entre as linguagens do cinema e do teatro.Por ser o cinema a arte que sintetiza várias formas e concepções artísticas diferentes, diversos elementos estruturam um filme, a saber, roteiro, direção, fotografia, figurino e cenografia, atuação (representação; mise en scène), montagem, som, trilha sonora, efeitos especiais e produção:A atuação/representação do teatro nos filmes é muito recorrente nas conversas e debates após as exibições do Lumière Cineclube, não só em termos de adequação do texto teatral e roteiro adaptado, mas principalmente a interpretação e dramatização. O teatro e o cinema são duas das formas mais antigas de expressão artística. O diálogo entre teatro e cinema remonta aos primeiros anos do cinema, sobretudo o do cinema falado, com filmes produzidos com textos de teatro. Esse período é conhecido como a idade de ouro do teatro filmado. Na década de 1960, a adaptação de peças teatrais conquista mais originalidade, (…) São filmes que rompem com a estrutura do puro teatro filmado, o qual condensa a energia dramática apenas no diálogo, já que o cinema, ao invés de fazê-lo falar, fá-los agir: o que o teatro conta por palavras, o cinema mostra através de imagens. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Desta forma o cinema possibilitou transformações de situações teatrais e essas duas formas de arte evoluíram de maneiras diferentes ao longo do tempo. Enquanto o teatro permaneceu fiel às suas raízes ao vivo, o cinema se desenvolveu para se tornar uma forma altamente tecnológica de arte visual e produto da indústria cultural Como o teatro e o cinema estão se influenciando mutuamente? O que essa convergência significa para a natureza do teatro e do cinema? Como equilibrar os elementos que compõem um filme e manter a base de um cinema inteligível ao contar uma história partindo do texto teatral, adaptado ou original? A linguagem cinematográfica e a teatral possuem limites distintos, mesmo assim, apresentam convergências. Esse trabalho afirma a possibilidade de uma intertextualidade entre esses dois segmentos artísticos que, ao longo da pesquisa, foram percebidos como possíveis diálogos. Essa dualidade entre o cinema e o teatro pode acontecer sem tornar o filme, que dela se apropria, rudimentar, quando rompe com certos padrões presentes no cinema hegemônico, ao aplicar em sua estrutura diferentes relações entre conteúdo e obra quando seleciona as Artes Cênicas como complemento da encenação. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Na realidade é o equilíbrio entre. imagem e palavra. Afinal muitas produções fílmicas contemporâneas exageram na utilização de outros elementos transformando o filme em expressões desequilibradas e que por isso torna secundaria ou irrelevante a interpretação e a atuação dos atores.

CINEMA NA CASA DOS SABERES

CINEMA NA CASA DOS SABERES 07/02/2025

PROGRAMA:CASA DOS SABERESRua Rodrigues Alves, 455- São Pedro da Serra-Nova Friburgo/RJHORÁRIO:19 HORASENTRADA FRANCA CURADORIA E APRESENTAÇÃO DAS SESSÕES:Celina Sodré (Coordenadora do Instituto do Ator; Diretora do Studio Stanislavski; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense) SEXTA-FEIRA,14 de FEVEREIROTIO VANYA EM NOVA IORK(Vanya on 42nd Street) EUA|1994|119 min|Direção:Louis Malle| Roteiro:David Mamet; Elenco Principal:Wallace Shawn,Andre Gregory,Julianne Moore,George Gaynes; Brooke SmithNa Nova York contemporânea, atores se dirigem a um teatro em ruínas. Sem cenário ou figurinos especiais, interpretam “Tio Vânia”, de Anton Tchekhov,trazendo à cena a atualidade e os dilemas de Vânia. CINEMA E TEATRO:APROXIMAÇÕESNo mês de fevereiro, o Lumière Cineclube exibirá três filmes que destacarão as aproximações entre as linguagens do cinema e do teatro.Por ser o cinema a arte que sintetiza várias formas e concepções artísticas diferentes, diversos elementos estruturam um filme, a saber, roteiro, direção, fotografia, figurino e cenografia, atuação (representação; mise en scène), montagem, som, trilha sonora, efeitos especiais e produção:A atuação/representação do teatro nos filmes é muito recorrente nas conversas e debates após as exibições do Lumière Cineclube, não só em termos de adequação do texto teatral e roteiro adaptado, mas principalmente a interpretação e dramatização. O teatro e o cinema são duas das formas mais antigas de expressão artística. O diálogo entre teatro e cinema remonta aos primeiros anos do cinema, sobretudo o do cinema falado, com filmes produzidos com textos de teatro. Esse período é conhecido como a idade de ouro do teatro filmado. Na década de 1960, a adaptação de peças teatrais conquista mais originalidade, (…) São filmes que rompem com a estrutura do puro teatro filmado, o qual condensa a energia dramática apenas no diálogo, já que o cinema, ao invés de fazê-lo falar, fá-los agir: o que o teatro conta por palavras, o cinema mostra através de imagens. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Desta forma o cinema possibilitou transformações de situações teatrais e essas duas formas de arte evoluíram de maneiras diferentes ao longo do tempo. Enquanto o teatro permaneceu fiel às suas raízes ao vivo, o cinema se desenvolveu para se tornar uma forma altamente tecnológica de arte visual e produto da indústria cultural Como o teatro e o cinema estão se influenciando mutuamente? O que essa convergência significa para a natureza do teatro e do cinema? Como equilibrar os elementos que compõem um filme e manter a base de um cinema inteligível ao contar uma história partindo do texto teatral, adaptado ou original? A linguagem cinematográfica e a teatral possuem limites distintos, mesmo assim, apresentam convergências. Esse trabalho afirma a possibilidade de uma intertextualidade entre esses dois segmentos artísticos que, ao longo da pesquisa, foram percebidos como possíveis diálogos. Essa dualidade entre o cinema e o teatro pode acontecer sem tornar o filme, que dela se apropria, rudimentar, quando rompe com certos padrões presentes no cinema hegemônico, ao aplicar em sua estrutura diferentes relações entre conteúdo e obra quando seleciona as Artes Cênicas como complemento da encenação. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Na realidade é o equilíbrio entre. imagem e palavra. Afinal muitas produções fílmicas contemporâneas exageram na utilização de outros elementos transformando o filme em expressões desequilibradas e que por isso torna secundaria ou irrelevante a interpretação e a atuação dos atores.

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CINEMA NA CASA DOS SABERES 07/02/2025

PROGRAMA:CASA DOS SABERESRua Rodrigues Alves, 455- São Pedro da Serra-Nova Friburgo/RJHORÁRIO:19 HORASENTRADA FRANCA CURADORIA E APRESENTAÇÃO DAS SESSÕES:Celina Sodré (Coordenadora do Instituto do Ator; Diretora do Studio Stanislavski; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense) SEXTA-FEIRA, 7 de FEVEREIROCÉSAR TEM QUE MORRER(Cesare Deve Morire) ITÁLIA|2013|76 min|Direção e Roteiro:Paolo Taviani, Vittorio Taviani Elenco Principal: Cosimo Rega,Salvatore Striano,Giovanni ArcuriA peça teatral “Júlio César”, de William Shakespeare, é encenada por um grupo de prisioneiros numa prisão de segurança máxima na Itália. O paralelo entre esse drama clássico e o mundo de hoje mostra como a universalidade de Shakespeare ajuda os detentos a entenderem as próprias questões. CINEMA E TEATRO:APROXIMAÇÕESNo mês de fevereiro, o Lumière Cineclube exibirá três filmes que destacarão as aproximações entre as linguagens do cinema e do teatro.Por ser o cinema a arte que sintetiza várias formas e concepções artísticas diferentes, diversos elementos estruturam um filme, a saber, roteiro, direção, fotografia, figurino e cenografia, atuação (representação; mise en scène), montagem, som, trilha sonora, efeitos especiais e produção:A atuação/representação do teatro nos filmes é muito recorrente nas conversas e debates após as exibições do Lumière Cineclube, não só em termos de adequação do texto teatral e roteiro adaptado, mas principalmente a interpretação e dramatização. O teatro e o cinema são duas das formas mais antigas de expressão artística. O diálogo entre teatro e cinema remonta aos primeiros anos do cinema, sobretudo o do cinema falado, com filmes produzidos com textos de teatro. Esse período é conhecido como a idade de ouro do teatro filmado. Na década de 1960, a adaptação de peças teatrais conquista mais originalidade, (…) São filmes que rompem com a estrutura do puro teatro filmado, o qual condensa a energia dramática apenas no diálogo, já que o cinema, ao invés de fazê-lo falar, fá-los agir: o que o teatro conta por palavras, o cinema mostra através de imagens. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Desta forma o cinema possibilitou transformações de situações teatrais e essas duas formas de arte evoluíram de maneiras diferentes ao longo do tempo. Enquanto o teatro permaneceu fiel às suas raízes ao vivo, o cinema se desenvolveu para se tornar uma forma altamente tecnológica de arte visual e produto da indústria cultural Como o teatro e o cinema estão se influenciando mutuamente? O que essa convergência significa para a natureza do teatro e do cinema? Como equilibrar os elementos que compõem um filme e manter a base de um cinema inteligível ao contar uma história partindo do texto teatral, adaptado ou original? A linguagem cinematográfica e a teatral possuem limites distintos, mesmo assim, apresentam convergências. Esse trabalho afirma a possibilidade de uma intertextualidade entre esses dois segmentos artísticos que, ao longo da pesquisa, foram percebidos como possíveis diálogos. Essa dualidade entre o cinema e o teatro pode acontecer sem tornar o filme, que dela se apropria, rudimentar, quando rompe com certos padrões presentes no cinema hegemônico, ao aplicar em sua estrutura diferentes relações entre conteúdo e obra quando seleciona as Artes Cênicas como complemento da encenação. (Andrea Sulzbach – O Diálogo entre o Teatro e o Cinema: a intertextualidade na encenação do filme Anna Karenina; 2022) Na realidade é o equilíbrio entre. imagem e palavra. Afinal muitas produções fílmicas contemporâneas exageram na utilização de outros elementos transformando o filme em expressões desequilibradas e que por isso torna secundaria ou irrelevante a interpretação e a atuação dos atores.

CINEMA NA CASA DOS SABERES

CINEMA E SABERES 08/02/2025

A Casa dos Saberes em Exibição traz neste sábado, dia 08 de fevereiro de 202, o filme Bianca e o curta O Pião, a partir das 19h.

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CINEMA NA CASA DOS SABERES 31/01/2025

📢. FAHRENHEIT 451 📽️REINO UNIDO;FRANÇA|1966DIREÇÃO:François Truffaut|110 min.ELENCO PRINCIPAL:Oskar Werner,Julie Christie,Cyril CusackEm um Estado totalitário futurista os bombeiros têm como função principal queimar livros,pois foi convencionado que literatura propaga infelicidade e ameaçã a estabilidade social.Mas,o bombeiro Montag,começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva. *APRESENTAÇÃO DA SESSÃO:*JESSÉ RODRIGUES (Antropólogo e mobilizador de projetos) Casa dos Saberes, às 19 hRua Rodrigues Alves 455, São Pedro da Serra, Nova Friburgo/RJ